Pressurização de Escadas

A pressurização de escadas de edifícios tem o objetivo de manter o ambiente livre de fumaça e gases tóxicos. Em caso de incêndio, a fumaça é o maior perigo, pois causa pânico, dificultando as ações de segurança pessoal. Portanto, deve ser o principal fator a ser considerado para evitar intoxicação e morte.

O sistema de pressurização não requer grandes obras nas escadas já existentes e, nos prédios em construção, elimina a necessidade de fazer antecâmaras, diminuindo a área construída,como prevê a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua norma NBR – 9077/93.

O sistema consiste em aplicar pressão positiva através de um exaustor no interior da escada enclausurada por meio de dutos. No caso de incêndio no prédio, o detector de fumaça ( ou acionamento manual da portaria ) ativa o exaustor que começa o trabalho de insuflar ar nas escadas, alcançando uma pressão de 50 Pa. Com esse diferencial de pressão a fumaça não penetra nas escadas, o que assegura a desocupação do prédio com total segurança